top of page
Torcida Portuguesa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Carta aberta – Presidente Antonio Carlos Castanheira

30 de mar de 2021

5 min de leitura

0

0

Carta Aberta_Antonio Carlos Castanheira_Março2021

Olá Associados, Torcedores, Membros da Comunidade e Simpatizantes. Estamos às vésperas de completar 15 meses de gestão, sendo um ano inteiro sob essa pandemia que tanto prejudicou o Brasil e não foi diferente com nossa Portuguesa. Impeditivos surgiram por conta da COVID-19 e que atrasou e suspendeu muito dos nossos principais projetos conforme relatados na sequência, porém, não nos impossibilitou de seguir os planos traçados para o Clube e Futebol. Sobre isso início minha mensagem:

ORGANIZAÇÃO / PLANEJAMENTO – CLUBE E FUTEBOL

O primeiro passo, e por mim considerado o mais importante, foi a organização tanto no clube social quanto no futebol com uma profunda reestruturação fiscal, financeira e administrativa.

1 – Clube: Cobrança de Sócios Patrimoniais e conselheiros com recadastramento e controle de acesso;

2 – Futebol: A departamentalização foi iniciada no CT e será totalmente profissional no ano de 2021;

DEPARTAMENTOS EM MEIO A PANDEMIA:

CLUBE

– Departamentos Administrativo e Patrimonial

Nos Departamentos Administrativo e Patrimonial, uma centena de obras, reformas e manutenções para evitar depreciações foram realizadas no Clube e no nosso estádio, além de adequar às exigências da Federação Paulista de Futebol, bem como tornar nosso Clube mais agradável e acessível a todos.

– Departamentos Financeiro e Contábil

Com a separação do Clube e do Futebol, foi instaurada uma organização contábil e criada as mais importantes ações:

  1. Um centro de custos para o Clube e outro para o Futebol;

  2. Um Fluxo de caixa para o Clube e Futebol;

  3. Um Balanço com demonstrativos de despesas/receitas do clube e futebol

– Departamento Jurídico

O Jurídico também passou por uma separação e profissionalização no Clube e Futebol e contou com as principais ações abaixo:

  1. Contratação de escritórios terceirizados especialistas e renomados em ações trabalhistas para enfim conquistar um inédito acordo trabalhista, elogiado pelo corregedor do TRT;

  2. Contratação de escritórios terceirizados especialistas e renomados em acordos Cíveis e Tributários afim de buscar um possível acordo nessas duas áreas.

  3. No futebol está sendo acompanhado em tempo real todos os contratos para evitar qualquer ação trabalhista, bem como uma monitoração e inserção no passado dos nossos Instrumentos de Solidariedade;

– Departamento de Comunicação e Marketing

Com a separação do Clube e do Futebol, o Departamentos de Comunicação e Marketing elaborou diversas ações e cito os principais abaixo:

  1. Reativação do NÚCLEO DE NEGÓCIOS, fundamental em 2015 e novamente em 2020;

  2. Criação da Marca Própria “1920”

  3. Diversas ações e exposições nas mídias, colocando em destaque a marca Portuguesa;

– Departamento de Medicina

A profissionalização departamental e a divisão entre Clube e Futebol se mostra ainda mais acertada no Departamento de Medicina. Marcado por contar com abnegados ao longo da história, uma mudança fundamental, que ainda não é o bastante, foi travada nos últimos meses para contar hoje com profissionais em:

  1. Fisioterapia

  2. Nutricionistas

  3. Médicos diários no Futebol

– Departamento Feminino

O Departamento Feminino voltou as atenções para nosso bairro, com apoio assistencial e inclusão social ao longo desses 15 meses. Com a Missão Voz dos Pobres, arrecadamos doações, com ações em nosso Centenário e no Dia das Crianças, buscamos levar alegria a quem nos cerca. Afinal, essa é a história da Portuguesa, unir a todos sob nossa bandeira

– Departamento Social – SUSPENSO PELA PANDEMIA

– Departamento de Comercio – SUSPENSO PELA PANDEMIA

– Departamento Esportes Amadores – SUSPENSO PELA PANDEMIA

FUTEBOL INTEGRADO

– Futebol Profissional

No Futebol, nosso Centro de Treinamento deixou de ser apenas um espaço para práticas esportivas e passou a abrigar todos as atividades envolvidas no futebol, sendo um marco na separação CT e Clube Social. Essa Departamentalização iniciada em 2020 será totalmente concluída este ano, com a finalização da construção do novo prédio administrativo que abrigará os departamentos:

  1. Administrativo

  2. Financeiro/Contábil

  3. Jurídico

  4. Marketing e Comunicação

No campo, depois de muitos anos, a Portuguesa voltou a se classificar para o mata-mata das finais do Campeonato Paulista A2 e se sagrou Campeã da Copa Paulista 2020, campeonato na qual não conseguiu se classificar para a segunda fase nos últimos anos.

Outro ponto que gostaria de reforçar é a manutenção da diretoria de futebol e comissão técnica até final da gestão em 2022, a qual tem minha total confiança, mantendo a filosofia de trabalho de médio e longo prazo do futebol integrado da Portuguesa.

– Futebol de Base – SUSPENSO PELA PANDEMIA

Devido a Pandemia, o futebol de base da Portuguesa foi muito prejudicado e infelizmente as tratativas com investidores que a gestão estava negociando, foram suspensas. Para organizar a nossa base o processo é mais demorado, e sem autorização do Governo do Estado de São Paulo e os sinais da Secretária da Saúde e da Federação Paulista de Futebol, é inviável qualquer trabalho ou busca por mais investimento.

  1. Escolinhas – SUSPENSO PELA PANDEMIA

  2. Parceria com times da várzea – SUSPENSO PELA PANDEMIA

  3. Departamento de captação – SUSPENSO PELA PANDEMIA

PROJETO ARENA – SUSPENSO PELA PANDEMIA

Para a o Projeto Arena, as negociações devem ser retomadas a partir de junho/2021, caso ocorra uma melhora na situação atual sanitária/pandêmica atual do nosso país.

CONSEQUÊNCIA DO PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA

Foram milhões que deixaram de entrar para as contas da Portuguesa, e mesmo com incansáveis ações e interações do Departamento de Marketing, nossas vendas, ações virtuais e adesões de Sócios-Torcedores ficaram muito abaixo do esperado. Ao todo, nosso balanço estima mais de R$ 4 milhões que poderiam ter entrado para abastecer o Clube e o Futebol, entre elas estão:

  1. Festa Junina

  2. Shows

  3. Festas

  4. Locações

  5. Patrocínios

  6. Bilheterias

  7. Sócios patrimoniais

  8. Sócios torcedores, entre outros.

Porém, diante de toda essa crise que atingiu nosso futebol e nosso País, por maiores que fossem nossas dificuldades, não podíamos fechar os olhos para o que acontecia ao nosso redor. Foi com arrocho financeiro que conseguimos pagar em dia nossos funcionários, prestadores de serviços, despesas operacionais do dia a dia e todos os impostos (tributários/fiscal) do clube e futebol durante a paralisação, mantendo a dignidade e credibilidade fundamental como exige o momento atual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Torcedor, novamente em 2021, estamos em meio a uma pandemia mais dura que nos impede de traçar qualquer tipo de planejamento e qualquer tipo de fluxo financeiro de caixa para este ano.

A situação é dramática de quem perdeu absolutamente quase todas as receitas, reforço mais uma vez, de eventos, festas, shows, festa junina, bilheteria, além de uma arrecadação irrisória de Sócios Torcedores e Sócios Patrimoniais e alta inadimplência de conselheiros. Tudo isso estamos convivendo nesses 3 primeiros meses de 2021, e a partir de abril, aguardando alguma mudança no cenário desta situação crítica sanitária da pandemia, estaremos definindo qual vai ser o direcionamento e plano estratégico para este ano.

Muitas vezes o certo é certo, mesmo dando errado e ninguém prometeu que seria fácil. É do AMOR e APOIO de seus torcedores, do empenho desta diretoria, do trabalho de seus profissionais, e com Deus no comando e Jesus no coração que uma renovada Portuguesa vai surgir.

Antonio Carlos Castanheira Presidente da Associação Portuguesa de Desportos

30 de mar de 2021

5 min de leitura

0

0

Posts Relacionados

bottom of page