
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Há 41 anos, Lusa conquistava Taça Governador do Estado
19 de fev de 2017
2 min de leitura
0
1
O dia 19 de fevereiro de 1976 foi marcante na vida lusitana. Com uma goleada por 4 a 0 diante do Guarani de Campinas, no estádio Palestra Itália, a Portuguesa se sagrou campeã do Torneio Governador do Estado de São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Futebol.
A competição em turno único reuniu, além da Lusa, Santos Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, Sport Club Corinthians Paulista, São Paulo Futebol Clube e Guarani de Campinas.
Na última rodada, diante dos campineiros, para ficar com o título o time rubro-verde necessitava da vitória por quatro gols de diferença para superar o São Paulo no saldo de gols e ficar com a taça. Foi o que aconteceu.
Enéas, apesar de não ter marcado, foi decisivo criando inúmeras chances para os seus companheiros e fazendo um carnaval na defesa bugrina. Com 30 minutos de jogo, a Lusa já vencia por 3 a 0, gols de Eudes (2) e Antônio Carlos. Um verdadeiro massacre.
O Guarani tentou resistir como pode, mas não conseguiu segurar a superioridade técnica dos lusos. O gol do título veio apenas aos 42 minutos do segundo tempo, por intermédio de Antônio Carlos.
Esse havia sido o último título oficial do time profissional até a conquista da Série A-2 do Paulistão em 2007.
Jogo do título:
19/2/1976 Portuguesa 4×0 Guarani de Campinas – Taça Governador do Estado Estádio: Palestra Itália Árbitro: Sílvio Luiz Público: 3.778 pagantes Gols: Eudes (2) e Antônio Carlos (2) Portuguesa: Miguel, Cardoso, Mendes, Isidoro, Santos, Badeco, Dicá, Antônio Carlos, Eudes, Enéas e Wilsinho. Técnico: Oto Glória. Guarani: Sidnei, Miranda, Nelson, Edson e Deodoro; Flamarion e Manguinha; Renato, Zenon (Antônio Carlos), André e Davi. Técnico: Diede Lameiro.
Confira a campanha do Campeão:
17/1 Portuguesa 1×1 Santos 24/1 Portuguesa 3×3 Palmeiras 15/2 Portuguesa 0x2 Corinthians 17/2 Portuguesa 2×0 São Paulo 19/2 Portuguesa 4×0 Guarani de Campinas
Artilheiros da Lusa na competição:
Enéas (4) Antônio Carlos (2) Eudes (2) Dicá (1) Wilsinho (1)






