
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Portuguesa abre mata-mata com vitória fora de casa
30 de nov de 2020
3 min de leitura
0
0
Começou o mata-mata para a Portuguesa dentro da Copa Paulista e com vitória, diante do Nacional, fora de casa. Com gol de Raphael Luz, a Lusa confirmou o bom momento na competição e venceu por 1×0, carregando importante vantagem para o jogo de volta, na próxima semana.
Sem nenhuma baixa por COVID-19 pela primeira vez desde a estreia, o técnico Fernando Marchiori promoveu os retornos de Jefferson Feijão, Diego Sacomam, Caíque e Lucas Douglas ao time titular. Foi justamente dos pés do último que apareceu a grande oportunidade no começo do jogo.
Após escanteio cobrado da direita, a bola sobrou para Lucas Douglas, livre na segunda trave, finalizar. Ao tentar tirar do marcador que estava sobre a linha, o atacante acabou mandando por cima do travessão e desperdiçando a melhor chance do jogo, com menos de 10 minutos.
Porém, o ritmo seguiu o mesmo e a Lusa continuou pressionando o Nacional em seu campo de defesa. Com a solidez da dupla Jussani e Sacomam, a bola pouco chegou à meta de Dheimison. O mesmo não se pôde dizer do goleiro adversário.
Matheus Poletine foi bombardeado por finalizações de média distância com Geovani, Adilson Bahia, Raphael Toledo e Lucas Douglas. Caprichosamente a bola teimava em não entrar, apesar de toda a pressão rubro-verde. Só que o forte calor de mais de 32° e o gramado pesado fizeram com que o ritmo da partida fosse diminuindo.
Com a intensidade mais baixa, mesmo após a volta do intervalo, o técnico Fernando Marchiori resolveu mexer. Aos 13 minutos, Luan e Maykinho entraram no time, nos lugares de Adilson Bahia e Lucas Douglas, respectivamente, e deu muito certo. Na primeira bola na área, Luan ganhou do zagueiro, matou no peito e rolou para trás.
Raphael Luz dominou e cortou para o pé direito, vendo Geovani passar correndo ao seu lado pedindo bola e atraindo a marcação. Porém, o meia resolveu finalizar ao invés de tocar e com um chute forte, que contou com o desvio na zaga, a bola explodiu na trave esquerda de Poletine e foi morrer dentro do gol, aos 15 minutos da etapa final.
A vantagem no placar era mais do que merecida para a equipe que buscou o gol a todo instante e seguiu assim na meia hora seguinte. Luan de fora da área finalizou rente ao poste esquerdo, Toledo mandou por cima, Baia teve seu chute travado na pequena área, Matheus defendeu a tentativa de Joãozinho e Caíque arriscou para fora.
A melhor chance do Nacional foi um chute de fora da área, de Wellington, que passou perto da trave direita de Dheimison e mais nada. A vitória pelo placar mínimo garantiu à Lusa a vantagem de jogar pelo empate no jogo da volta, nesta quarta-feira (02), no estádio do Canindé.
O confronto marcado para as 15h será o quarto entre as duas equipes em menos de um mês. Adversários do Grupo 05 da Copa Paulista, a Portuguesa saiu vencedor nos três primeiros duelos e se repetir o sucesso, a rubro-verde garante vaga nas quartas-de-final do torneio estadual, o que não acontece desde 2017.
FICHA TÉCNICA Copa Paulista 2020 – Oitavas de final 28/11/2020 – 15h Estádio Nicolau Alayon – São Paulo (SP)
NACIONAL: Matheus Poletine, Flavio, Gabriel, Bruno Maia e Matheus Barros; André Rocha, Leonardo Machado, Mendes e Felipe (Guilherme Lobo); Wellington e Tavares (Zo). TÉCNICO: Tuca Guimarães
PORTUGUESA: Dheimison, Jefferson Feijão (Danilo Baia), Diego Jussani, Diego Sacomam e Vinícius Silva; Caíque, Raphael Toledo (Walfrido) e Raphael Luz; Lucas Douglas (Maykinho), Adilson Bahia (Luan) e Geovani (Joãozinho). TÉCNICO: Fernando Marchiori






