ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Portuguesa celebra 104 anos com ato solene e presenças de governador e prefeito
ago 14
3 min de leitura
0
3
0
Nesta quarta-feira (14), a Associação Portuguesa de Desportos celebrou seus 104 anos de história com um ato solene realizado em sua sede social. O evento comemorativo contou com as presenças ilustres do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas; do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes; e cônsul geral de Portugal em São Paulo, Antonio Pedro Rodrigues da Silva, além de diversas personalidades ligadas ao esporte e à cultura da capital paulista.
A cerimônia foi marcada por discursos que destacaram a importância da Portuguesa no cenário esportivo nacional e na comunidade luso-brasileira. Ao abrir a celebração, o presidente Antonio Carlos Castanheira destacou o legado que diversas gerações de torcedores deixaram no clube ao longo desses 104 anos.
“Desde 1920, o sentimento é de orgulho de vestir as cores rubro-verdes da nossa amada Associação Portuguesa de Desportos. Fazer parte de uma legião de apaixonados. Foi com essa garra, o orgulho, o esforço de nossa gente, pais e avós, que construímos a nossa casa. Em toda essa trajetória, vivemos momentos alegres, celebramos vitórias, conquistas, superamos muitas dificuldades ao longo de toda história. Tudo isso para perpetuar os nossos avós, pais, cores e a nossa alma portuguesa que vive aqui dentro do Canindé. Hoje é um dia de celebração, de muita alegria, que venham mais 104 anos de luta, história, dignidade e que a próxima Portuguesa dos próximos 100 anos venha com muita força e pujança. É o que todos nós desejamos”, destacou.
O governador Tarcísio Gomes de Freitas esbanjou conhecimento sobre a história do Clube e ressaltou a trajetória centenária do clube, enaltecendo o papel da Portuguesa na formação de atletas e na promoção da cultura portuguesa no Brasil.
"Quem não se lembra do Denner, que encheu os olhos do Brasil? Quem não torceu pela Portuguesa na final do Campeonato Brasileiro de 1996? Levinha, Zé Roberto, muita gente não sabia, mas Roberto Dinamite passou por aqui, Félix – goleiro campeão do mundo em 1970 – foi goleiro da Portuguesa. E agora a gente vê esse Clube se renovando, renascendo. Clube que no final das contas representa um laço com uma grande comunidade que é muito bem-vinda e que sempre fez a diferença no nosso estado de São Paulo, que é a comunidade portuguesa. Parabéns a todos vocês que fazem parte do dia a dia, que fazem a Portuguesa esse grande clube, mais do que isso, essa grande família. Parabéns, Portuguesa de Desportos. Viva a Portuguesa, viva o nosso estado de São Paulo", afirmou o governador.
O prefeito Ricardo Nunes, em seu discurso, destacou a comunidade luso-brasileira e se incluiu nessa união pelo crescimento e fortalecimento da Portuguesa.
"É uma grande alegria estar aqui. 104 anos é um marco muito importante. Não tenho dúvida alguma que toda a colônia portuguesa, no qual me incluo, estará sempre apoiando, para que tenhamos aqui a nossa Portuguesa cada dia mais revigorada", declarou o prefeito.
O evento contou também com as presenças de ex-jogadores e dirigentes que marcaram a história do clube, bem como de torcedores que demonstraram ao longo dos anos um amor incondicional pela Portuguesa, conselheiros, dirigentes e membros da comissão técnica.
A solenidade ainda contou com a apresentação da banda da banda da Guarda Civil Metropolitana. O evento se encerrou com um coquetel no Salão Nobre, onde os convidados puderam confraternizar e relembrar momentos marcantes da história da Portuguesa, reforçando o espírito de união e renovação que marcou o ato solene dos 104 anos da Associação Portuguesa de Desportos.