top of page
Torcida Portuguesa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Portuguesa elege Leandro Teixeira Duarte como novo presidente

11 de dez de 2025

3 min de leitura

7

265

Pleito por aclamação reforça início de um novo ciclo institucional; dirigentes destacam união da comunidade luso-brasileira, recuperação da marca e alinhamento com a SAF como prioridades


Texto e fotos: Everton Calício



Conselheiros compareceram em peso para participar das eleiçoes que ocorreram no Canindé
Conselheiros compareceram em peso para participar das eleiçoes que ocorreram no Canindé

A Associação Portuguesa de Desportos realizou, na noite desta quarta-feira (10), no ginásio de esportes Raul Rodrigues, o Raulzão, na sede social do Canindé, a eleição que confirmou Leandro Teixeira Duarte como novo presidente do clube.

Eleito por aclamação — já que nenhuma chapa de oposição foi inscrita — Leandro assumirá o posto que será deixado por Antonio Carlos Castanheira em 31 de dezembro e inicia um novo ciclo à frente da instituição. Junto com ele, assumirá a vice-presidência de finanças do Clube, Jorge Manuel Marques Gonçalves.


Presidente eleito Leandro Teixeira Duarte
Presidente eleito Leandro Teixeira Duarte

Neto de Oswaldo Teixeira Duarte, um dos mais emblemáticos dirigentes da história rubro-verde, Leandro ressaltou que seu mandato começa pautado pela união, reconstrução institucional e resgate do protagonismo da Portuguesa dentro da comunidade luso-brasileira.


“Acho que o primeiro passo que a gente tem que dar é unificar a Portuguesa, é voltar a torná-la protagonista dentro dessa comunidade luso-brasileira. Muita gente se afastou ao longo dos anos, e o ponto de partida é resgatar esse pertencimento, esse papel que a Portuguesa sempre teve na comunidade onde nasceu”, afirmou.


“O segundo passo, tão importante quanto o primeiro, é resgatar a credibilidade. Um clube — assim como uma empresa — não é feito por uma pessoa, é feito por pessoas. As grandes marcas se sustentam institucionalmente, independentemente de quem está à frente delas. É essa força, essa credibilidade natural que precisamos devolver à Portuguesa. E tenho muito orgulho de dizer que isso passa por resgatar o legado do meu avô, Oswaldo Teixeira Duarte.”


O presidente eleito destacou ainda que o clube vive um momento de transição em razão do projeto da SAF, o que exige responsabilidade e visão estratégica.


“Não adianta traçar planos incompatíveis com uma obra que se avizinha. Mas mesmo antes de grandes mudanças estruturais, queremos promover atividades que nos aproximem, que tragam a comunidade de volta ao convívio no clube. Esse reencontro é fundamental para reconstruirmos a Associação Portuguesa de Desportos”, disse.


Ao comentar o papel do clube associativo na governança da SAF, Leandro reforçou que sua atuação será de acompanhamento permanente: “Meu papel, como representante dos 20% da associação dentro da SAF, é fiscalizar, buscar alinhamento e cobrar o cumprimento integral dos compromissos assumidos. Sempre em convivência harmoniosa, mas com firmeza institucional.”


O dirigente também falou sobre o significado pessoal de assumir o cargo em um momento desafiador da história do clube, que passa por recuperação judicial.


“É quase uma missão, talvez até um sacerdócio. A história começou com meu avô, passou pelo meu pai e agora chega a mim. Quero dar continuidade ao legado dele, mas também construir o meu próprio, deixando contribuições tão positivas quanto as dele.” Visão financeira e perspectivas da gestão


O vice-presidente de Finanças eleito, Jorge Manuel Gonçalves, destacou que o momento atual do clube é desafiador, mas apresenta oportunidades inéditas quando comparado a gestões anteriores.


“É uma oportunidade rara poder voltar a ajudar a Portuguesa. Quando deixei o cargo anteriormente, vivíamos sob penhoras e bloqueios, sem condições de planejar. Hoje, com a recuperação judicial, superamos parte desses entraves e temos um cenário mais claro. O clube é superavitário, segundo informações da vice-presidência atual, o que permite pensar em pequenas reformas e em melhores condições para receber os sócios”, afirmou.


Ele também reforçou a importância do alinhamento com a SAF: “Precisamos colaborar para que a SAF encontre o melhor caminho — e que esse caminho também beneficie a Portuguesa. O tempo todo devemos buscar meios para que os bons resultados da SAF se revertam em ganhos institucionais para o clube.”


Nova mesa do Conselho Deliberativo é confirmada


Além da presidência, a eleição também confirmou a nova composição da mesa diretiva do Conselho Deliberativo, que passa a ser presidido por Eduardo Guerreiro. Ele terá Eduardo Brás como vice-presidente, Luís Filipe Rente como 1º secretário e Gustavo Garcia como 2º secretário.


Como somente a chapa Lealdade manteve candidaturas até a realização do pleito para o Conselho Deliberativo não houve necessidade de votação. Assim, todas as cadeiras foram confirmadas para a chapa inscrita. Conselheiros eleitos para o COF


Já para o Conselho de Orientação e Fiscalização da Lusa, o COF houve eleição.


Confira os nomes confirmados, por ordem de votação:


  • Orlando Cordeiro de Barros


  • Carlos Augusto Justino


  • Adriano Marconato Moredo


  • Alfredo de Jesus Fernandes


  • Urbino Abílio Amaro


  • Carlos Augusto Lourenço


  • Antônio dos Ramos Esteves


  • Roberto Giovanetti Ferreira


  • Antonio Armênio Rodrigues Simões


  • Duarte Anselmo dos Santos


  • José Manuel Dias Bettencourt Suplentes


  • Luiz Braz Pereira


  • Armindo Mota Moreira


  • Avelino de Souza Tomaz


  • Raul Neves Pereira


  • José dos Santos Estevão


  • Antonio Carlos Paulos Fonseca

11 de dez de 2025

3 min de leitura

7

265

Posts Relacionados

bottom of page